Mensagem de boas-vindas

pedro lourtie

Colhendo as lições da Segunda Guerra Mundial, seis países europeus decidiram, em 1957, juntar-se num projeto de integração fundado nos valores da dignidade humana, da liberdade e da democracia e com o objetivo de promover a paz, os direitos fundamentais e o bem-estar dos seus povos.

Esse projeto, que nasceu com o Tratado de Roma, tem evoluído ao longo das últimas décadas. O projeto alargou-se e aprofundou-se. Outros países aderiram, e todos passaram a trabalhar em comum de forma mais intensa num maior número de domínios e políticas.

Hoje, com o enquadramento que desde 2009 é dado pelo Tratado de Lisboa, a União Europeia representa para cada um dos seus Estados membros um nível de governação incontornável, que se reflete nas políticas e nas decisões que são adotadas em comum em áreas diversas como o ambiente, o digital, a coesão social, a agricultura ou a política externa.

Portugal participa, há mais de 35 anos, plena e ativamente nessa governação e a Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER) está na linha da frente dessa atuação. Todos os dias, em diálogo permanente com os outros Estados membros e com todas as instituições europeias, trabalhamos para concretizar a nossa missão: defender os interesses de Portugal, garantir que Portugal está no centro das decisões europeias, contribuir para as políticas comuns europeias e, nesse contexto, encontrar respostas às necessidades dos cidadãos.


Pedro Lourtie
Embaixador
Representante Permanente de Portugal junto da União Europeia

Notícias

Mais notícias

ecofin abril

O Conselho aprovou conclusões sobre a implementação do Mecanismo de Recuperação e Resiliência. Os ministros debateram o impacto económico e financeiro da agressão da Rússia contra a Ucrânia. O Conselho aprovou o mandato da UE para a reunião dos ministros das Finanças e dos governadores dos bancos centrais do G20 de 17 e 18 de abril de 2024, bem como uma declaração da UE para o Comité Monetário e Financeiro Internacional.

José Maria Brandão de Brito, Secretário de Estado Adjunto e do Orçamento, representou Portugal.

eurogrupo abril

O Eurogrupo, em formato regular, preparou as próximas reuniões da primavera que se realizam em Washington. Os ministros debateram a competitividade externa da área do euro, com especial destaque para o seu desempenho comercial e os riscos de fragmentação do comércio. Em formato inclusivo, o Eurogrupo fez o balanço dos progressos do projeto do euro digital e partilhou pontos de vista sobre as principais questões políticas subjacentes ao projeto no contexto mundial.

José Maria Brandão de Brito, Secretário de Estado Adjunto e do Orçamento, representou Portugal.

X Reper  facebook instagram LinkedIn mastodon 

Conheça a REPER
REPER Portugal na UE

Eleicoes europeias 2024

Bruxelas.pt

logo eucouncil borda site pt

presidency belgium

Comissão europeia site pt

PE site pt

JORNAL OFICIAL DA UE

EUROGRUPO pt site

PORTAL DA IMIGRAÇÃO
4

ciejd

epso 3

turismo de portugal