Mensagem de boas-vindas

pedro lourtie

Colhendo as lições da Segunda Guerra Mundial, seis países europeus decidiram, em 1957, juntar-se num projeto de integração fundado nos valores da dignidade humana, da liberdade e da democracia e com o objetivo de promover a paz, os direitos fundamentais e o bem-estar dos seus povos.

Esse projeto, que nasceu com o Tratado de Roma, tem evoluído ao longo das últimas décadas. O projeto alargou-se e aprofundou-se. Outros países aderiram, e todos passaram a trabalhar em comum de forma mais intensa num maior número de domínios e políticas.

Hoje, com o enquadramento que desde 2009 é dado pelo Tratado de Lisboa, a União Europeia representa para cada um dos seus Estados membros um nível de governação incontornável, que se reflete nas políticas e nas decisões que são adotadas em comum em áreas diversas como o ambiente, o digital, a coesão social, a agricultura ou a política externa.

Portugal participa, há mais de 35 anos, plena e ativamente nessa governação e a Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER) está na linha da frente dessa atuação. Todos os dias, em diálogo permanente com os outros Estados membros e com todas as instituições europeias, trabalhamos para concretizar a nossa missão: defender os interesses de Portugal, garantir que Portugal está no centro das decisões europeias, contribuir para as políticas comuns europeias e, nesse contexto, encontrar respostas às necessidades dos cidadãos.

 

Pedro Lourtie

Embaixador
Representante Permanente de Portugal junto da União Europeia

Mais notíciasNotícias

Os ministros da defesa da UE discutiram a agressão russa contra a Ucrânia, com a participação do secretário-geral adjunto da NATO, Mircea Geoană, e do ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov. Este último informou os ministros da situação no terreno e das necessidades do exército ucraniano que a União Europeia continua a apoiar.

Conclusões aqui: https://europa.eu/!nNpwV8

 

2022 05 18

No Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, a Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia reafirma a defesa pela igualdade. Os direitos LGBTI+ são direitos humanos fundamentais. Todos devem ser livres para expressar quem são e amar quem quiserem.

Neste dia, a REPER hasteou a bandeira arco-íris para reafirmar o compromisso de defender e fazer avançar os direitos LGBTI+

Veja aqui a declaração conjunta de 62 Embaixadores, em Bruxelas, que conta com o apoio do Representante Permanente de Portugal, Pedro Lourtie: https://www.gov.uk/government/news/idahobit-2022-diplomats-for-equality-brussels-joint-statement

 

2022 05 17

2022 06 08

UNOC Logo 2022 H E

Logotipo europa.eu

PT positive Horizontal Logotype cmyk1
Logotipo Reuniões e Conclusões

PT positive Horizontal Logotype cmyk
Logotipo Reuniões

Logotipo Eurogroup

Logotipo Parlamento Europeu
Logotipo Sessões Plenárias

ComissãoImi1

presidency council logo

Logotipo trabalharnauniaoeuropeia.eu/

ciejd

Logotipo peprobe.com

turismo de portugal

https://www.facebook.com/PortugalintheEU/

https://www.instagram.com/portugalnaue/

https://twitter.com/RPPortugalUE

LinkedIn