Mensagem de boas-vindas

pedro lourtie

Colhendo as lições da Segunda Guerra Mundial, seis países europeus decidiram, em 1957, juntar-se num projeto de integração fundado nos valores da dignidade humana, da liberdade e da democracia e com o objetivo de promover a paz, os direitos fundamentais e o bem-estar dos seus povos.

Esse projeto, que nasceu com o Tratado de Roma, tem evoluído ao longo das últimas décadas. O projeto alargou-se e aprofundou-se. Outros países aderiram, e todos passaram a trabalhar em comum de forma mais intensa num maior número de domínios e políticas.

Hoje, com o enquadramento que desde 2009 é dado pelo Tratado de Lisboa, a União Europeia representa para cada um dos seus Estados membros um nível de governação incontornável, que se reflete nas políticas e nas decisões que são adotadas em comum em áreas diversas como o ambiente, o digital, a coesão social, a agricultura ou a política externa.

Portugal participa, há mais de 35 anos, plena e ativamente nessa governação e a Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER) está na linha da frente dessa atuação. Todos os dias, em diálogo permanente com os outros Estados membros e com todas as instituições europeias, trabalhamos para concretizar a nossa missão: defender os interesses de Portugal, garantir que Portugal está no centro das decisões europeias, contribuir para as políticas comuns europeias e, nesse contexto, encontrar respostas às necessidades dos cidadãos.

 

Pedro Lourtie

Embaixador
Representante Permanente de Portugal junto da União Europeia

Mais notíciasNotícias

Os líderes da UE concederam estatuto de candidato à Ucrânia e à Moldávia. Neste contexto, os dirigentes convidaram a Comissão Europeia a informar o Conselho sobre o cumprimento das condições especificas nos pareceres da Comissão, relativamente aos respetivos pedidos de adesão. O Conselho decidirá sobre as novas medidas assim que todas estas condições estiverem plenamente satisfeitas.

Conferência de Imprensa do Primeiro- ministro de Portugal | Dia 1 disponível aqui: https://newsroom.consilium.europa.eu/events/20220623-european-council-june-2022-day-1

Conferência de Imprensa do Primeiro- ministro de Portugal | Dia 2 disponível aqui: https://newsroom.consilium.europa.eu/events/20220623-european-council-june-2022-day-1

Conclusões aqui: https://europa.eu/!P3jftM

 

ce 202206

Nos dias 16 e 17 de junho, os Ministros do EUROGROUP e do ECOFIN reuniram-se no Luxemburgo. Fernando Medina, Ministro das Finanças, representou Portugal. Os ministros concordaram em continuar a coordenar as políticas económicas para responder ao aumento da inflação, especialmente com medidas temporárias para proteger as famílias mais vulneráveis.

Veja aqui as declarações à imprensa do Ministro das Finanças: https://lnkd.in/eT6E_N9z

Conclusões do Eurogrupo: https://europa.eu/!Hvchmh

Conclusões do Ecofin: https://europa.eu/!8Rp998

 

eurogroup 2022 06 20

UNOC Logo 2022 H E

Logotipo europa.eu

PT positive Horizontal Logotype cmyk1
Logotipo Reuniões e Conclusões

PT positive Horizontal Logotype cmyk
Logotipo Reuniões

Logotipo Eurogroup

Logotipo Parlamento Europeu
Logotipo Sessões Plenárias

ComissãoImi1

presidency council logo

Logotipo trabalharnauniaoeuropeia.eu/

ciejd

Logotipo peprobe.com

turismo de portugal

https://www.facebook.com/PortugalintheEU/

https://www.instagram.com/portugalnaue/

https://twitter.com/RPPortugalUE

LinkedIn