Mensagem de boas-vindas

pedro lourtie

Colhendo as lições da Segunda Guerra Mundial, seis países europeus decidiram, em 1957, juntar-se num projeto de integração fundado nos valores da dignidade humana, da liberdade e da democracia e com o objetivo de promover a paz, os direitos fundamentais e o bem-estar dos seus povos.

Esse projeto, que nasceu com o Tratado de Roma, tem evoluído ao longo das últimas décadas. O projeto alargou-se e aprofundou-se. Outros países aderiram, e todos passaram a trabalhar em comum de forma mais intensa num maior número de domínios e políticas.

Hoje, com o enquadramento que desde 2009 é dado pelo Tratado de Lisboa, a União Europeia representa para cada um dos seus Estados membros um nível de governação incontornável, que se reflete nas políticas e nas decisões que são adotadas em comum em áreas diversas como o ambiente, o digital, a coesão social, a agricultura ou a política externa.

Portugal participa, há mais de 35 anos, plena e ativamente nessa governação e a Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER) está na linha da frente dessa atuação. Todos os dias, em diálogo permanente com os outros Estados membros e com todas as instituições europeias, trabalhamos para concretizar a nossa missão: defender os interesses de Portugal, garantir que Portugal está no centro das decisões europeias, contribuir para as políticas comuns europeias e, nesse contexto, encontrar respostas às necessidades dos cidadãos.


Pedro Lourtie
Embaixador
Representante Permanente de Portugal junto da União Europeia

Mais notícias Notícias

estudantes ConSIMium
Seis estudantes portugueses, de várias universidades de Portugal, estão em Bruxelas para participarem de uma simulação do Conselho da União Europeia. Uma iniciativa que envolve 27 Estados Membros e onde os estudantes podem experimentar o processo de negociação e de decisão a nível europeu.
O Secretariado-Geral do Conselho é o responsável pela organização desta primeira edição da "ConSIMium", que se realizam nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2023.

Participam 162 estudantes (seis por Estado-Membro) e 27 coordenadores nacionais, selecionados pela associação nacional de universidades de cada país. Cada grupo é composto por 6 alunos que representam um chefe de estado, um ministro, um embaixador, dois especialistas (em grupos de trabalho) e um jornalista.

O grupo português é composto por alunos de diferentes regiões do país: Universidade do Minho, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Universidade da Madeira, Universidade da Beira Interior, Universidade de Coimbra e Universidade Aberta.

Saiba mais sobre a iniciativa aqui.

 

WhatsApp Image 2023 01 30 at 10.05.59Os ministros da agricultura fizeram um balanço da situação do mercado nos Estados membros, particularmente à luz da guerra da Rússia contra a Ucrânia. Receberam ainda informações da Comissão sobre os últimos desenvolvimentos nos mercados agrícolas. Os ministros trocaram opiniões sobre as possíveis ações para ajudar a aliviar a situação na Ucrânia a curto e longo prazo e renovaram seu compromisso de continuar a facilitar e fortalecer a conectividade terrestre por meio das faixas de solidariedade da UE.

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, representou Portugal.

Veja aquias conclusões do encontro.

https://twitter.com/RPPortugalUE https://www.facebook.com/PortugalintheEU/ https://www.instagram.com/portugalnaue/ LinkedIn_logo_initials.pngjoinmastodon ar21

JMJ Cartazes PT 1 edit

logo eucouncil borda site pt

eu2022cz

Comissão europeia site pt

PE site pt

JORNAL OFICIAL DA UE

EUROGRUPO pt site

PORTAL DA IMIGRAÇÃO

ciejd

turismo de portugal