Mensagem de boas-vindas

pedro lourtie

Colhendo as lições da Segunda Guerra Mundial, seis países europeus decidiram, em 1957, juntar-se num projeto de integração fundado nos valores da dignidade humana, da liberdade e da democracia e com o objetivo de promover a paz, os direitos fundamentais e o bem-estar dos seus povos.

Esse projeto, que nasceu com o Tratado de Roma, tem evoluído ao longo das últimas décadas. O projeto alargou-se e aprofundou-se. Outros países aderiram, e todos passaram a trabalhar em comum de forma mais intensa num maior número de domínios e políticas.

Hoje, com o enquadramento que desde 2009 é dado pelo Tratado de Lisboa, a União Europeia representa para cada um dos seus Estados membros um nível de governação incontornável, que se reflete nas políticas e nas decisões que são adotadas em comum em áreas diversas como o ambiente, o digital, a coesão social, a agricultura ou a política externa.

Portugal participa, há mais de 35 anos, plena e ativamente nessa governação e a Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER) está na linha da frente dessa atuação. Todos os dias, em diálogo permanente com os outros Estados membros e com todas as instituições europeias, trabalhamos para concretizar a nossa missão: defender os interesses de Portugal, garantir que Portugal está no centro das decisões europeias, contribuir para as políticas comuns europeias e, nesse contexto, encontrar respostas às necessidades dos cidadãos.


Pedro Lourtie
Embaixador
Representante Permanente de Portugal junto da União Europeia

Notícias

Mais notícias

epsco ecofin

O Conselho aprovou orientações para o orçamento da UE para 2025 e adotou a sua recomendação sobre a quitação orçamental da UE para 2022. Os ministros trocaram opiniões sobre a revisão intercalar do Mecanismo de Recuperação e Resiliência e o impacto económico e financeiro da agressão da Rússia contra a Ucrânia. Os ministros do Emprego e dos Assuntos Sociais juntaram-se aos ministros dos Assuntos Económicos e Financeiros para debater investimentos sociais e reformas para economias resilientes.

Portugal esteve representado por Fernando Medina, Ministro das Finanças, e Ana Mendes Godinho, Ministra do Emprego e Assuntos Sociais.

Veja aqui as conclusões do encontro. 

epsco march 2024

Os ministros do Emprego e dos Assuntos Sociais reuniram-se em Bruxelas, onde aprovaram o acordo alcançado com o Parlamento Europeu sobre uma nova lei que irá melhorar as condições de trabalho dos trabalhadores das plataformas. Debateram também o Pilar Europeu dos Direitos Sociais no âmbito do Semestre Europeu e a futura agenda social.

A Representante Permanente Adjunta de Portugal junto da UE, Manuela Teixeira Pinto, representou Portugal.

Veja aqui as conclusões do encontro.

X Reper  facebook instagram LinkedIn mastodon 

Conheça a REPER
REPER Portugal na UE

Eleicoes europeias 2024

Bruxelas.pt

logo eucouncil borda site pt

presidency belgium

Comissão europeia site pt

PE site pt

JORNAL OFICIAL DA UE

EUROGRUPO pt site

PORTAL DA IMIGRAÇÃO
4

ciejd

epso 3

turismo de portugal